Plano Pastoral da Rensc

No sábado, dia 15 de fevereiro, 8h30 no salão da Igreja Nossa Senhora da Paz no bairro Cachoeirinha, a Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição reuniu o seu Conselho Pastoral Ampliado – vigários forâneos, representantes leigos das Foranias, assistentes eclesiásticos das pastorais e membros das pastorais organizadas em nível regional para a primeira reunião do ano. O assunto principal foi a elaboração do Plano Pastoral para o ano de 2020. A reunião contou com a assessoria do Pe Joel Maria dos Santos, vigário episcopal para Ação Pastoral. Ele refletiu com o conselho o momento que estamos vivendo na Arquidiocese de elaborar os Planos Pastorais em todas instâncias paróquia, regiões, vicariatos. Em seguida o grupo foi dividido por Casa. E para cada Casa foi tirado uma diretriz para ser concretizada pela Região Episcopal em 2020. Ficando assim definido: Casa da Palavra: b) Criar, ampliar e acompanhar Grupos de Reflexão Bíblica, Encontros Bíblicos, Círculos Bíblicos, Leitura Orante da Palavra de Deus e outros meios possíveis na cultura digital, a fim de que cresça o encontro dos fiéis com a Palavra de Deus, fomentando o espírito comunitário em redes de pequenas comunidades. Casa do Pão - c) Investir no cultivo da espiritualidade do seguimento a Jesus Cristo, nos processos de formação inicial e permanente dos presbíteros, dos diáconos, da vida consagrada, dos agentes das pastorais, dos conselheiros em todos os níveis e dos líderes dos movimentos, para superarmos as experiências religiosas fechadas em si mesmas, o conservadorismo e o clericalismo. Casa da Caridade - a) Praticar a Opção Preferencial pelos Pobres: • cuidando para que todas as instâncias da Arquidiocese sejam espaços de promoção da dignidade humana dos pobres e excluídos, especialmente, por meio dos Núcleos de Acolhida e Articulação da Solidariedade Paroquial (Naasp’s), da Rede de Articulação da Solidariedade (Reartisol), Pastorais Sociais e Movimentos Populares; • capacitando os agentes da evangelização para fazer das comunidades eclesiais e das famílias, casas de acolhida, encontro e cuidado dos mais pobres, nas diversas situações de vulnerabilidade, sobretudo, com migrantes e refugiados, exercitando a solidariedade e a inclusão. Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra 16 b) Promover a Ecologia Integral e a Presença Pública da Igreja em todos os municípios que compõem a Arquidiocese: • provocando uma “primavera das Pastorais Sociais”, priorizando-as, incentivando sua criação e organização onde não existem, incrementando as que já atuam, oferecendo adequada formação aos seus agentes, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja; • praticando o cuidado com a Casa Comum em todas as comunidades eclesiais, como exercício de um novo modo de ser no mundo e como exemplo das mudanças estruturais que levam a uma ecologia integral. De modo especial, envolver-se com as questões relativas às consequências da mineração. Todos os grupos contribuíram também com sugestões para colocar em pratica as diretrizes. Casa da Missão - a) Priorizar a ação missionária nas vilas, favelas, edifícios, condomínios, povoados rurais, criando comunidades alicerçadas na Palavra de Deus, na comunhão fraterna, na fração do pão e na oração.
Dando continuidade uma comissão vai ser formada para elaborar o Plano Pastoral da Rensc para 2020, inspirado nas contribuições citadas acima. No dia 07 de março, 13h30 na Catedral Cristo Rei, a Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição promoverá Solenidade de Abertura do Ano Pastoral e apresentará o seu Plano Pastoral e todos os conselheiros paroquiais presentes receberão.