Celebração e acolhida e envio Ministros da Palavra

“Para sempre, Senhor, tua palavra está firme no céu. Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para minhas veredas” (Sl 119, 89.105)

Ao pároco/administrador paroquial da Paróquia ........

Nossa Arquidiocese promoveu ao longo deste ano a formação dos Ministros para a Presidência da Celebração da Palavra de Deus. Agradecemos à sua paróquia pela participação e envio dos candidatos.

Somente estes serão investidos no Ministério e deverão participar da Celebração de Envio, sob a presidência de Dom Walmor, no dia 24 de novembro, Solenidade de Cristo Rei, às 10h, na Catedral Cristo Rei (Av. Cristiano Machado, 11910. Juliana. BH).

Não é necessário levar veste neste dia. Importante:

1) Os candidatos serão investidos na sua paróquia, no dia 01 de dezembro.

2) Segue anexo o Rito de Investidura.

3) Serão provisionados para o exercício do ministério durante 4 anos. Caso já exerçam o ministério e já tenham sido investidos, sejam apresentados à comunidade no dia 01 de dezembro.

4) Os candidatos que não participaram de todos os encontros poderão assumir o Ministério após a devida formação na Paróquia e investidos noutra ocasião. A formação oferecida aos ministros esteja em comunhão com as Diretrizes da Arquidiocese.

5) As vestes litúrgicas dos ministros sejam confeccionadas de acordo com o disposto no Diretório Pastoral Litúrgico-Sacramental. A veste, sinal do serviço, deve ser branca, simples, bela e despojada de emblemas (bíblias, cálices, etc.). Ela não precisa assumir a cor de cada tempo litúrgico e deve se diferenciar das roupas civis (jaleco, blazer, etc.).

Foi enviado para as paróquias, foto de um modelo de veste elaborado e personalizado pelas Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre (“Apostolado Litúrgico”), para exemplificar:

Certos da necessidade de uma formação integral e permanente, esperamos que o caminho iniciado continue sendo realizado nas paróquias.

O Secretariado Arquidiocesano de Liturgia contemplará em sua programação de 2020 encontros formativos para este ministério.

Contamos com a participação daqueles que estiveram conosco este ano. Qualquer dúvida, estamos à disposição. 3269-3195 (13h às 17h) ou liturgia@arquidiocesebh.org.br.

Fraternalmente,

Dom Geovane Luís, Bispo Auxiliar de Belo Horizonte