Ir para página principal

VI Assembleia do Povo de Deus na Rensc

Em clima de muita fraternidade, partilha e oração a Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição realizou Assembleia Regional em vista da VI Assembleia do Povo de Deus.  Vale ressaltar a grande presença dos padres, diáconos e dos delegados, representando suas paróquias. Ao todo 200 pessoas.  

 A reunião  iniciou com acolhida as foranias presentes pelo Vigário Episcopal Pe Antonio Moacir. A oração inicial presidida pelo Pe Antônio Marcos , assessor eclesiástico do colegiado de Liturgia da Rensc.  Dom Edson Oriolo, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, saudou a todos e comparou o momento com  o evangelho Marcos 8, 27-30 – o encontro de Jesus com seus discípulos em Césareia. Quando Jesus pergunta aos seus discípulos: Quem dizem os homens que eu sou?” (Mc 8,27b). Ele  proferiu algumas palavras iluminadas pelo modo de ser e de agir de Jesus, que encontrava sempre meios para chegar até as pessoas em suas diversas realidades, disse ele, que também nós através da Assembleia que nos coloca em sintonia com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2013), por isso  convidados somos para sermos uma Igreja da Palavra tornando presente as ações do Evangelho na vida do nosso povo, isto significa a evangelização na realidade contemporânea. 

Dado o momento de abertura, a metodologia a seguir contemplou a apresentação de uma síntese geral das contribuições vindas das assembleias paróquias feita pelo Pe. Filipe Gouveia. Em seguida foi  apresentado pelos assessores escolhidos para cada Casa, as indicações enviadas  pelas paróquias.: Casa da Palavra, irmã  Ana Maria de Castro, Congregação Pequenas Filhas de São José, Casa do Pão, Pe Francisco Esteves Pimenta (Pe Chico Pimenta), Casa  da Caridade, Pe Paulo Césarda Silva e Casa da Missão, Wendel José dos Santos,  setor de juventude da Rensc,   

Após apresentação de cada Casa,  foi aberto para ponderações, sugestões referentes as indicações apresentadas.

Em seguida foi feita a votação das propostas pastorais que a Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição apresentará para  Arquidiocese, para atualização do Projeto Proclamar a Palavra.  

 

Em breve publicaremos as propostas definidas pela Rensc. Dom Edson Oriolo encerrou agradecendo a todos pela presença e conferiu a benção de envio.